AOS PRÉ-INSCRITOS NA SEGUNDA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO, 2024-2026, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, COM APOIO DO INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO.
É com grande satisfação que informamos que a abertura da segunda turma do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo, oferecido pela Universidade Federal do Paraná, está próxima!
O Curso CESMVC – UFPR tem a chancela do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo e conta com professores com experiência inestimável: a prática. Muitos dos professores fizeram parte da criação da área de Medicina Veterinária do Coletivo e da sua história, vivenciando os desafios inerentes a qualquer mudança que exige, não somente a estruturação de novas bases políticas, mas a mudança de paradigma, sob a estratégia de saúde única, onde humanos, animais e ambiente importam.
Este curso visa aprimorar e ampliar os conhecimentos dos médicos veterinários que atuam nas diversas interfaces entre seres humanos, animais e ambiente, destinando-se a médicos-veterinários de diferentes áreas de atuação.
O Curso terá uma abordagem orientada para a identificação de problemas, diagnóstico e enfrentamento das mais diversas situações que envolvem a medicina veterinária do coletivo. Serão exploradas as áreas de intersecção entre a saúde coletiva, medicina veterinária indigenista e comunidades tradicionais, medicina veterinária de desastres, medicina veterinária legal e medicina de abrigos, na ótica da saúde única e bem-estar único.
Na saúde coletiva, os temas envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), determinantes sociais e a promoção da saúde, Teoria do Elo, manejo populacional de cães e gatos, controle de zoonoses e atenção às pessoas em situação de acumulação de animais. Na medicina veterinária indigenista e comunidades tradicionais, o entendimento das peculiaridades de cada comunidade e como se dá o processo de empoderamento para a promoção da saúde. Na medicina veterinária de desastres, como atuar na prevenção e, posteriormente, na mitigação dos danos e controle das zoonoses. Na medicina veterinária legal, como se relacionar com a justiça por meio de documentos médicos veterinários legais, além de conteúdos que estão interconectados com exames periciais em crimes contra a fauna e situações de imperícia, imprudência e negligência, abordando de forma multidisciplinar conceitos das ciências forenses, aplicados de forma comparada. Na medicina de abrigos, além dos seus fundamentos, inclui também comportamento canino e felino e a terapia comportamental como estratégia para o aumento da adoção e diminuição do abandono.
No final do curso, os estudantes serão capazes de:
1. Compreender os principais problemas da Saúde global e como atuar sob a estratégia de saúde única localmente, tanto para o controle das zoonoses como de outros agravos provocados pelos animais;
2. Compreender o SUS e SUAS para atuar intersetorialmente e multidisciplinarmente nas diversas situações que envolvem a interação humano, animal e ambiente;
3. Propor estratégias necessárias para implantação de programas efetivos de manejo populacional de cães e gatos em áreas urbanas;
4. Propor plano de trabalho para o enfrentamento da problemática das pessoas em situação de acumulação de animais;
5. Compreender a atuação com povos indígenas e de comunidades tradicionais para a promoção da saúde;
6. Identificar problemas de abrigos de cães e gatos e fazer proposituras para a melhoria dos níveis de bem-estar dos animais abrigados, bem como a diminuição das taxas de mortalidade, morbidade e aumento das taxas de adoção;
7. Criar planos de contingência para prevenção/minimização impactos de desastres, bem como compreender como funcionam os comandos durante um evento (desastre);
8. Capacitar os diversos atores sociais para o enfrentamento dos maus-tratos aos animais, bem como utilizá-los como indicador para a identificação de outros tipos de violência;
9. Identificar situações de crimes contra animais, dentre eles maus-tratos, abuso, ferimentos e mutilações por meio de exames de perícia veterinária; Elaborar documentos de interesse médico veterinário legal, como laudos, relatórios, pareceres técnicos em casos envolvendo animais.
Conteúdo Programático:
O Curso é composto por 53 disciplinas divididas em oito Blocos (Geral, Saúde Coletiva, Medicina Veterinária Indigenista e de Povos Tradicionais, Medicina de Abrigos, Medicina de Desastres, Medicina Veterinária Legal, Docência e Inovação na Medicina Veterinária do Coletivo e de Práticas), totalizando 640 horas, sendo 540 horas teóricas e 100 horas práticas.
Quadro docente:
Serão mais de 40 professores envolvidos com o curso, sendo 75% doutores. O quadro de docentes é enriquecido por diferentes profissões e setores, trazendo para o campo de estudo a interdisciplinaridade, integrando as disciplinas por meio de interatividade, onde um grupo de disciplinas se relacionam entre si, como um processo dinâmica que objetiva encontrar soluções aos diferentes desafios da Medicina Veterinária do Coletivo.
Recursos didáticos:
O Curso será 100% à distância, com aulas síncronas e assíncronas. Será utilizada a plataforma da UFPR VIRTUAL e a Plataforma Teams ou Zoom para as aulas síncronas e a tutoria. As práticas serão realizadas pelos alunos nas suas cidades de origem. A coordenação do curso ficará responsável em auxiliar o aluno no contato com o local de prática e encaminhamento da documentação necessária para o aceite do aluno nas práticas nos serviços.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados por disciplina, necessitando a média 7,0 para aprovação. Deverão também realizar um projeto de intervenção, conforme área escolhida e tema escolhido.
Certificação:
O curso é certificado pela Universidade Federal do Paraná com validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. A UFPR emitirá certificado individual aos participantes que concluírem o programa.
Período do curso:
Será uma jornada de 24 meses de aprendizado, proporcionando uma imersão profunda nas diferentes áreas da Medicina Veterinária do Coletivo, com 100 horas de disciplinas práticas e 540 horas de aulas teóricas de ensino à distância, online, permitindo flexibilidade para os participantes, totalizando 640 horas. As disciplinas práticas poderão ser realizadas na própria região de moradia do aluno. Também há a possibilidade de serem realizadas de maneira concentrada em Recife-PE, Maceió-AL, Belo Horizonte-MG e no Paraná.
A seguir, fornecemos informações importantes para que você possa se preparar adequadamente para o processo de inscrição.
Vagas:
100 vagas, sendo 90 vagas regulares e 10 vagas de políticas afirmativas (bolsas integrais), em especial para a região Norte. Caso haja mais inscritos que o número de vagas disponibilizadas, a seleção dos candidatos será feita com base na carta de apresentação e no currículo do candidato.
Inscrição:
As inscrições estão programadas para o início de fevereiro do próximo ano (2024).
Início das aulas: fevereiro de 2024.
Documentos necessários para a inscrição: será necessário anexar em formato pdf os seguintes documentos: RG, CPF, Diploma de Graduação (frente e verso no mesmo arquivo); Carta de Apresentação; Currículo Vitae (modelo Lattes).
Investimento: R$564,00 mensais, 24 parcelas. A primeira parcela deverá ser paga no momento da inscrição.
Esta é uma oportunidade única para aprofundar seus conhecimentos e contribuir de maneira significativa para a promoção da saúde global.
Reserve a sua vaga pelo Formulário de Interesse:https://forms.gle/PqHhquCh9ahGJNLS6
Ficamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e ansiosos pela sua participação neste curso que certamente será enriquecedor para sua carreira.
Atenciosamente,
Rita de Cassia Maria Garcia
Coordenadora Executiva