Pular para o conteúdo

Novembro: Mês da Saúde Única

Escrito por: Pedro Felipe Loiola de Souza

Revisado por: Paula A. S. Bastos

Saúde única ou One Health é uma conceito que integra, de maneira indissociável, a saúde animal, a humana e a ambiental em torno de uma equipe multidisciplinar. Isto significa que a saúde destes três entes deve ser atendida  de forma conjunta e sustentável. As equipes que trabalham na promoção da Saúde Única devem ser compostas por profissionais de diversas áreas como médicos, enfermeiros, médicos veterinários, nutricionistas, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos, engenheiros sanitários, assistentes sociais, engenheiros florestais, entre outros. O trabalho em equipes multidisciplinares permite que as ações promotoras de saúde atendam de forma integral as necessidades de uma comunidade.

A saúde única tange diversos temas emergentes como a transmissão de doenças zoonóticas, as doenças transmitidas por alimentos, a insegurança alimentar, a resistência antimicrobiana, a agricultura sustentável e o manejo de resíduos.

Entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial para a Saúde Animal (OMSA/ antiga OIE) endossam a importância deste conceito desde 2007. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove simpósios e campanhas para tornar mais acessível a compreensão da saúde única, como  para reforçar a importância do médico  veterinário em  áreas além da clínica médica e cirúrgica e da produção animal. 

Para chamar a atenção do grande público ao tema, a One Health Commission, que é uma organização com foco global dedicada à implementação da One Health, criou o  “Dia Mundial da Saúde Única”, celebrado em  3 de novembro. A iniciativa de criar uma data para celebrar o tema ocorreu em 2016, contudo o termo foi cunhado muito antes, em 1960, pelo médico veterinário Calvin W. Schwabe como “One Medicine”. No Brasil, em 2024, por meio de um projeto de lei, foi instituído o dia nacional da saúde única.

A promoção da Saúde Única não deve se limitar apenas ao trabalho das equipes multidisciplinares de saúde. Deve haver um esforço coletivo de gestores, munícipes, agentes comunitários, protetores de animais, tutores e professores de ensino básico e superior para gerar ações congruentes com a realidade da comunidade. Todos esses atores devem  colaborar na criação, execução e manutenção dos projetos a curto, médio e longo prazo.

Também, como indivíduos, devemos atuar para garantir a saúde da coletividade. Ações simples do cotidiano podem ser tomadas com o objetivo de promover a Saúde Única. Por exemplo, a redução de resíduos, descarte seletivo, adesão às campanhas de vacinação, evitar o contato com animais silvestres e não consumir carne proveniente de caça. Portanto, a promoção do One Health é um exercício de cidadania, que deve ser praticado por todos e todas.

Referências

One health. Disponível em: <https://www.fao.org/one-health/en>.Acesso em: 7 abr. 2023.

CARNEIRO, L. A.; PETTAN-BREWER, C. ONE HEALTH CONCEITO, HISTÓRIA E QUESTÕES RELACIONADAS – REVISÃO E REFLEXÃO: Pesquisa em Saúde & Ambiente na Amazônia: perspectivas para sustentabilidade humana e ambiental na região, p. 219–240, 2021.

Projeto cria o Dia Nacional da Saúde Única. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/08/06/projeto-cria-o-dia-nacional-da-saude-unica>. Acesso em: 7 abr. 2023.

O que é Saúde Única? TRILHAR CAMINHOS DO SUS À SAÚDE ÚNICA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.cfmv.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/folder-saude-unica.pdf>.Acesso em: 7 abr. 2023.

Lei oficializa o dia 3 de novembro como Dia Nacional da Saúde Única. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/01/08/lei-oficializa-3-de-novembro-como-dia-nacional-da-saude-unica>. Acesso em: 16 jan 2024.