Pular para o conteúdo

Equipe

Rita Garcia

Presidente

Médica Veterinária formada pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado (1996) e doutorado (2009) (USP). Especializações em Patologia Clínica, Saúde Pública; Homeopatia, Bem-Estar animal e Medicina de Abrigos (Universidade da Flórida, 2014). Consultora da World Animal Protection (WAP) e do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal; Presidente da Associação Brasileira de Bem-Estar Animal;  Assistente Técnica do Ministério Público do Estado de São Paulo; Membro da Comissão de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV PR);  Docente de Medicina Veterinária Legal da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Ana Liz Bastos

Vice-presidente

Graduada em medicina veterinaria pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado pela mesma universidade e pos-doutorado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente trabalha como consultora tecnica em manejo populacional de caes e gatos, e conselheira titular do Conselho Regional de Medicina Veterinaria de Minas Gerais. Membro da Comissao de Saude Unica e Medicina Veterinaria do Coletivo, do mesmo conselho. E vice coordenadora e perita da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (CEDA), do Ministerio Publico de Minas Gerais (MPMG).

Nestor Calderón

Diretor Científico

Graduado em Medicina Veterinária na Universidade La Salle (Colômbia) especialização e Mestrado em Bioética na Universidade El Bosque (Colômbia), com pós-graduação em Medicina, Cirurgia e Zootecnia de Cães e Gatos na UNAM (Mexico), Etologia Clínica Veterinaria e Bem-estar dos pequenos animais na UDCA (Colômbia), Medicina Homeopática na AMHA (Argentina), Acupuntura Veterinária na Universidad Nacional (Colômbia) e Sintergética na Associação Internacional de Sintergética (AIS). Coordenador Executivo do ITEC (Brasil) e Vice-presidente da Associação Veterinária Latinoamericana de Zoopsiquiatria.

Laiza Bonela

Diretora Científica

Médica Veterinária, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestra e Doutora em Ciência Animal com ênfase em Epidemiologia pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada em Medicina Veterinária Legal pelo Instituto Qualittas. Professora titular na FAMINAS-BH. Membro da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal do CRMV-MG. Presidente da Comissão Nacional de Desastres em Massa do CFMV. 

Rosangela Gebera

Diretora de Projetos e Informações

Médica Veterinária graduada pela Faculdade de Med. Veterinária da USP (FMVZ-USP) em 1996, atuou como clínica de cães e gatos e foi professora das disciplinas de Clínica Médica e Bem-Estar Animal. Especialista em Bem-Estar Animal pelo Cambridge e-Learning Institute (2007) e Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009). Mestre em ciências veterinárias pela FMVZ-USP (2015) e membro das comissões de ética ao uso de animais (CEUA) da UNIFESP e da FMU. Membro da Comissão de Bem-estar animal do CRMV-SP desde 2017 e membro da Comissão de BEA do Conselho Federal de Med. Veterinária (COBEA – CFMV) desde 2018. Atualmente é Gerente de Projetos da ONG AMPARA Animal, coordenando os projetos relacionados a cães e gatos.

Lucas Galdioli

Diretor Financeiro

Médico-veterinário pela Universidade Federal do Paraná (2018), com graduação sanduíche na Universidade de Buenos Aires na Argentina (PROGRAMA MARCA MERCOSUL [MM] – 2016). Especializado em Medicina Veterinária do Coletivo pelo Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Paraná (2021). Mestrado em Ciências Veterinárias pela UFPR (2022) e atualmente é doutorando pela mesma universidade na linha de pesquisa de Saúde Única/Medicina de Abrigos. Membro do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária do Coletivo, Medicina de Abrigos e Saúde Única.

Taylison Santos

Diretor Financeiro

Possui graduação em Gestão Financeira pela Faculdade Dom Bosco – Campus Mercês (2017). Acadêmico de Educação Física (licenciatura) pela UFPR; Diretor Executivo no Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA); Social Media Fellow na Sentient Media. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Administração, com ênfase em Administração Financeira e captação de recursos, atuação em empresas do terceiro setor.

Leonardo Nápoli

Conselho Fiscal

Médico-veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialização em Educação Ambiental. Especialização em Direito Animal. Atuou em clínica e cirurgia de pequenos animais
Sistema CFMV/CRMVs:
Ex-presidente da Comissão de Zoonoses e Bem-estar Animal do CRMV/PR. Presidente da Comissão Estadual de Gestão de Riscos de Animais em Desastres do CRMV/PR – 2021-23. Membro da Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais do CFMV. Presidente do GT para Elaboração dos Manuais de Responsabilidade Técnica do CFMV. Secretário Geral do CRMV-PR – 2017-23
Atuação em Assistência técnica e perícia judicial.

Paula A. S. Bastos

Conselho Fiscal

Médica veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuRJ), mestre e doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Especialização em Patologia Clínica, em Medicina Veterinária Legal, em Bioética, em Medicina Veterinária do Coletivo. Membro da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do Conselho de Medicina Veterinária de SP. É perita civil da Coordenadoria Estadual de Defesa Animal (CEDA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Membro da Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo (CES SP) do Ministério da Agricultura. Secretária geral do Núcleo de Medicina Veterinária e Espiritualidade (NUVET) da Associação Médico Espírita do Estado de São Paulo (AME-SP) e Brasil (AME-Brasil). Docente do Mestrado em Saúde e Meio Ambiente e da Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

Consultores Técnicos:

Brunna Gabriela Gonçalves de Oliveira Ferreira

Brunna Ferreira, Médica-Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), pós-graduada em Medicina Veterinária Legal pela Faculdade Qualittas, pós-graduada em Medicina Veterinária do Coletivo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestranda em Ciência Animal, no departamento de Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Júlia Amorim Faria

Graduada em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Mestranda em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses (FMVZ-USP). Pós-graduada em Medicina Veterinária do Coletivo (UFPR). Médica Veterinária técnica em Manejo Populacional de Cães e Gatos (IMVC). Participa da coordenação do Projeto de Extensão Rede SUP (Saúde Única em Periferias) na Universidade de São Paulo (USP). Perita Veterinária no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na Coordenadoria Estadual de Defesa Animal (CEDA).

Gustavo Xaulim

Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrando em Ciência Animal com ênfase em Epidemiologia pela mesma universidade. Pós-graduando em Medicina Veterinária Legal pela Faculdade Qualittas. É membro do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD). É membro da Comissão de Medicina Veterinária do Coletivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG).

Lu Baldan

Lu Baldan é graduada em Ciências Biológicas e em Medicina Veterinária. Possui Docência em Bem-Estar Animal pela World Protection Animal (WAP). É Mestra em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP) no Programa Psicobiologia no Laboratório de Etologia e Bioacústica (EBAC). Integra o grupo Antrozoousp, uma rede acadêmica internacional de pesquisa e divulgação científica na relação humano-animal. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com ênfase em Medicina Comportamental de Abrigos.

Vania Plaza Nunes

Medicina-veterinaria pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Diretora Tecnica do Forum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

Vicente de Paula Ataide Junior

Professor Adjunto do Departamento de Direito Civil e Processual Civil da Universidade Federal do Paraná. Professor do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal do Paraná. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutor em Direito Animal pela Universidade Federal da Bahia. Líder do Núcleo de Pesquisas em Direito Animal da Universidade Federal do Paraná (ZOOPOLIS). Pesquisador do EKOA: Direito, Movimentos Sociais e Natureza da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Programa de Extensão em Direito Animal da Universidade Federal do Paraná. Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Direito Animal (EAD), da ESMAFE-PR/UNINTER. Juiz Federal titular da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Paraná. Ex-Juiz Federal membro da Turma Regional de Uniformização da 4ª Região. Professor de Direito Processual Civil em diversas entidades, entre elas a Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR), a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), a Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (EMATRAIX), a Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR), a Escola Superior da Advocacia da OAB/PR (ESA-PR), o Instituto Romeu Bacellar e a Faculdade de Pinhais (FAPI-PR). Formador de Magistrados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e pela Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (EMAGIS). Foi Promotor de Justiça do Ministério Público de Rondônia (1996-2002). Ex-Diretor de Assuntos Jurídicos da Associação Paranaense dos Juízes Federais (APAJUFE), na gestão 2016/2018. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e Membro-Fundador do Instituto Paranaense de Direito Processual (IPDP). Membro da Comissão de Direito Socioambiental da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE).

Embaixadores:

Ana Laura Freitas Alencar
Médica-veterinaria Universidade Federal de Roraima
Anita de Souza Silva
Médica-veterinária Universidade Federal de Sergipe
Evelyn Moreira Conrado
Graduanda de Medicina Veterinária Universidade Anhembi Morumbi
Gustavo Canesso Bicalho
Médico-veterinário Universidade Federal de Minas Gerais
Kaique Leite de Oliveira Santos
Médico-Veterinário do Proúnica/Fiocruz, programa do Instituto de ciência e tecnologia em biomodelos (ICTB) da Fiocruz
Myllena Jeronimo Angelo da Silva
Graduanda de Medicina Veterinária Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Pedro Felipe Loiola de Souza
Graduando de Medicina Veterinária Universidade Federal de Goiás (UFG)
Yasmin da Silva Gonçalves da Rocha
Médica-veterinária Universidade Federal do Paraná