Pular para o conteúdo

MEDICINA DE ABRIGOS: PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

Livro Digital – Ebook | 1140 páginas | ISBN: 978-65-00-55235-5

Medicina de Abrigos: princípios e diretrizes, de Lucas Galdioli e Rita de Cassia Maria Garcia é dividida em 10 seções, e conta com a contribuição de mais de 60 colaboradores.

SEÇÃO 1 – Histórico e Políticas Externas

SEÇÃO 2 – Gestão e Administração

SEÇÃO 3 – Estrutura Física

SEÇÃO 4 – Programas Preventivos Não Estruturais

SEÇÃO 5 – Bem-estar e Comportamento Animal

SEÇÃO 6 – Clínica e Cirurgia

SEÇÃO 7 – Adoção dos Animais

SEÇÃO 8 – Maus-tratos aos Animais

SEÇÃO 9 – Medicina de Abrigos – Outras Espécies

SEÇÃO 10 – Experiências Bem-sucedidas

Esta obra que tem como objetivo a difusão de conhecimento técnico-científico em medicina de abrigos para a promoção do manejo e bem-estar dos animais em situação de abrigos, o manejo populacional de cães e gatos, o ensino, pesquisa, extensão e a atuação profissional.

Este livro visa fornecer parâmetros e diretrizes, de modo a padronizar e tornar correto os mais diversos procedimentos e atividades rotineiras de abrigos de animais de acordo com a realidade brasileira, seguindo uma sequência lógica, além de propiciar a disseminação e circulação de informações e conhecimentos técnico-científicos acerca da Medicina de Abrigos no Brasil. O livro será composto por informações amplas, mas específicas e detalhadas, com fornecimento de materiais para aplicação das práticas, bem como para uma consulta rápida e precisa escrita por diversos profissionais colaboradores experientes na área.

Essa obra é grande importância para que seja possível a transformação de condições adversas e de vulnerabilidade, favorecendo a promoção da saúde coletiva, o bem-estar animal e o desenvolvimento sustentável.

O livro digital Medicina de Abrigos: princípios e diretrizes, de Lucas Galdioli e Rita de Cassia Maria Garcia é dividida em 10 seções, e conta com a contribuição de mais de 60 colaboradores.

Organizadores:

Lucas Galdioli

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2018), com graduação sanduíche na Universidade de Buenos Aires na Argentina (PROGRAMA MARCA MERCOSUL [MM] - 2016). Residência Multiprofissional em Medicina Veterinária do Coletivo pela Universidade Federal do Paraná (2021). Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2022). Atualmente é doutorando da Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa de Medicina de Abrigos (2022-2026). Membro da Diretoria do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária do Coletivo, Medicina de Abrigos e Saúde Pública.‎ ‎ ‎

Rita Garcia

Docente do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (1988). Mestrado (1996) e Doutorado (2009) em Epidemiologia Experimental Aplicada ao Controle de Zoonoses pela FMVZ/USP. Especialização em Saúde Pública, Bem-estar Animal, Patologia Clínica, Homeopatia, Medicina de Abrigos pela University of Florida e Medicina Ayurvédica (em andamento). Pós doutorado (2014) pelo Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Diretoria do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC/ITEC). Membro da Comissão de Medicina Veterinária Legal e de Desastres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná. Docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, UFPR. Co-coordenadora do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo, UFPR. Área de atuação: medicina veterinária do coletivo (saúde coletiva, medicina de abrigos, medicina veterinária legal e medicina de desastres) Áreas principais: saúde pública; epidemiologia; manejo populacional de cães e gatos, medicina de abrigos, Teoria do Elo e medicina veterinária social. Missão de vida: promover a paz entre todos os seres.

Colaboradores:

EnglishPortugueseSpanish