Pular para o conteúdo

MPCG

O manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos (MPCG) em áreas urbanas é um dos grandes temas dentro da MVC, sendo um problema para saúde pública e medicina de abrigos, mas tendo consequências também forenses. O MPCG é um conjunto de estratégias desenvolvidas para prevenir a falta de controle e o abandono animal e promover a tutela responsável, estruturadas sob a ótica da promoção da saúde da comunidade, do bem-estar humano e animal e do equilíbrio ambiental.

Uma abordagem holística do MPCG deve incluir intervenções preventivas e curativas que respondam às necessidades locais utilizando os recursos disponíveis, pois nenhum modelo servirá para todas as situações e demandas. Tais intervenções devem ser constantemente avaliadas e manter-se sustentáveis por longos períodos, com políticas de expansão para outras regiões.

As estratégias devem contemplar ao mesmo tempo o cenário das políticas públicas nacionais para o manejo populacional de cães e gatos e a implementação em nível local pelas municipalidades. Devem ser incluídos: diagnóstico da situação, incluindo estimativa populacional; participação social com envolvimento dos diferentes setores no planejamento e na execução das estratégias; ações educativas para promover os valores humanos, os conceitos de bem-estar animal, a saúde das comunidades e a aquisição responsável (compra ou adoção); manejo ambiental e dos resíduos para diminuir a fonte de alimento e abrigo; registro e identificação dos animais; cuidados da saúde e bem-estar animal; prevenção e controle de zoonoses transmitidas pelos cães; controle do comércio de animais; manejo etológico e destino adequado dos animais abandonados; e legislação pertinente à tutela responsável, à prevenção ao abandono e à prevenção das zoonoses.

Textos Informativos relacionados à MPCG:

Diagnóstico Situacional de MPCG

O diagnóstico situacional de MPCG é imprescindível para planejar ações de manejo populacional de cães e gatos humanitárias e sustentáveis nos municípios, além de possibilitar

Leia mais »
EnglishPortugueseSpanish