Pular para o conteúdo

XI Conferência Internacional da Medicina Veterinária do Coletivo

Integrando a ciência, a experiência e as práticas na comunidade

25 a 27 de maio de 2023

Evento Híbrido (Presencial e Online)

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE

Evento Híbrido - Palestras ao vivo e transmissão online

Palestrantes renomados e com amplo conhecimento na área

O que há de mais novo na Medicina Veterinária do Coletivo

Certificado único e reconhecido no mercado

Todo o know-how de uma equipe líder no setor de congressos de veterinária

A Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo é o evento que atrai diversos profissionais e estudantes interessados nas práticas da Saúde Coletiva, Medicina de Abrigos, Medicina Veterinária Legal e Medicina Veterinária de Desastres. Com as demandas sociais que envolvem as práticas do profissional de Medicina Veterinária, o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo já promoveu dez edições.

O IMVC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover interações humano, animal e ambiente positivas, e que fornece serviços de formação e apoio profissional visando a humanização dos serviços em saúde relacionados com o controle populacional de cães e gatos e controle de zoonoses, e o progresso do bem-estar animal nos diferentes setores.

A Medicina Veterinária do Coletivo foi recentemente reconhecida como uma nova especialidade da Medicina Veterinária e o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) é a organização habilitada junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para conceder o título de especialista. A decisão ocorreu na 346ª Sessão Plenária Ordinária do CFMV, realizada em 28 de abril de 2021, publicado na Resolução 1.394, de 13 de maio de 2021.

A XI Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo tem como objetivo promover a disseminação e o aprimoramento dos conhecimentos da Medicina Veterinária do Coletivo, atualizando os profissionais nos mais modernos preceitos da área, mediante a apresentação de experiências práticas, de estudos científicos nacionais e internacionais com diversos palestrantes, professores e pesquisadores com amplo conhecimento da área.

As temáticas que serão abordadas no evento são: Saúde única; Saúde Coletiva; Manejo Populacional de cães e gatos; Guarda responsável; Controle reprodutivo; Animais de companhia e riscos de agravos; Bem-estar animal; Violência interpessoal e os maus-tratos aos animais; Medicina de abrigos; Medicina Veterinária de Desastres; Interação humano-animal.

PROGRAMAÇÃO

25/05/2023 (Quinta-feira)

26/05/2023 (Sexta-feira)

27/05/2023 (Sábado)

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Serão aceitos envio de resumos e vídeos até 28 de fevereiro de 2023.
Resumos submetidos após o prazo final serão recusados.

NÃO HAVERÁ PÔSTER IMPRESSO NO EVENTO, SERÁ SOMENTE VIRTUAL.

Leia ATENTAMENTE as NORMAS de submissão de trabalhos no botão abaixo.

Para enviar o seu resumo e vídeo, acesse o Formulário abaixo (leia antes as normas acima!)

Modelo do Resumo:

Modelo do Power Point:

PALESTRANTES

Diana Cuglovici Abrão

Médica Veterinária pela PUC Minas (2006), com especialização em Treinamento de Cães-guia pelo IFC (2016), especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSULDEMINAS (2020), mestrado em Parasitologia pela UFMG (2009) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade José do Rosário Vellano (2020). É professora efetiva do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, atuando nos cursos de medicina veterinária e ciências biológicas. Tem experiência na área de Medicina Veterinária do Coletivo, com ênfase em Comportamento e Bem-estar de Cães, Medicina de Abrigos, Doenças Parasitárias e Saúde Única. Membro da CEUA IFSULDEMINAS. Associada do Instituto Medicina Veterinária do Coletivo IMVC. Membro titular da Comissão de Bem-estar animal e Bioética do CRMV-MG.

Jaqueline Maria Dos Santos Sousa

Médica Veterinária e Licenciada em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Sanitarista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira-IMIP. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal Tropical da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutora em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista-UNESP/FCAV, Jaboticabal-SP; docente do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU-Caruaru-PE. Foi docente na Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco-ESPPE no ano de 2019. É proprietária do Consultório Veterinário Bicho Zen, atuando em clínica médica. É apoiadora institucional de vigilância em saúde no Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas-SANAR, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Presidenta da Comissão de Enfrentamento aos Desastres em Massa envolvendo Animais-CODEMA do CRMV-PE. Interesse e experiências nas áreas de saúde pública/saúde coletiva, educação em saúde, medicina veterinária do coletivo, desastres em massa envolvendo animais e bem-estar animal.

Gustavo de Morais D. R. Xaulim

Médico Veterinário pela UFMG. Mestre em Ciência Animal com ênfase em Epidemiologia pela UFMG. Pós-graduado em Medicina Veterinária Legal pelo Instituto Qualittas. Pós-graduando em Direito Animal pela UNINTER. Presidente da Comissão Estadual de Desastres do CRMV-MG. Membro da Comissão de Saúde Única do CRMV-MG. Membro do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD). Membro do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC/ITEC). Atualmente é médico-veterinário da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (CEDA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Rita de Cassia M. Garcia

Docente da UFPR em Medicina Veterinária do Coletivo, Medicina Veterinária legal. Especialização em Saúde Pública, Patologia Clinica, Hoemopatia, Bem-Estar Animal, Medicina de Abrigos, Medicina Ayurvédica (em andamento). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias. Coordenadora do Projeto de Extensão Medicina Veterinária em Ação nas Comunidades e do Projeto Farmácia Veterinária Solidária. Coordenadora do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo, UFPR. Coordenadora Executiva Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo. Membro das Comissões de Medicina Veterinária Legal e Medicina Veterinária de Desastres do Conselho REgional de Medicina Veterinária. Co-coordenadora do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo e do Centro de Atendimento Espericalizado em Esporotricose (CATe) UFPR. Missão de vida: servir ao bem único.

Ana Lucia Baldan

Graduação em Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, Master Business Administration (MBA) em Comércio Internacional. Docência em Bem-Estar Animal pela World Animal Protection (WPA). Foi chefe do Centro de Controle de Zoonoses no município de Ribeirão Preto. Ministrou as disciplinas de Bem-estar Animal e Doenças Infecciosas no curso de medicina veterinária do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) em Ribeirão Preto. É Mestra em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP) pelo programa de Psicobiologia com ênfase em Etologia Animal. Integra o GT Fauna, grupo de trabalho da USP Ribeirão Preto e o Grupo Antrozoousp, uma rede acadêmica internacional de pesquisa e divulgação científica, entre humanos e animais, da USP São Paulo. Atualmente é doutoranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo programa de Medicina Veterinária do Coletivo - Saúde Única com ênfase em Medicina Comportamental de Abrigos.

Aldair Junio Woyames Pinto

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2009), mestrado (2011), doutorado (2013) e pós doutorado em Patologia Investigativa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016).É pós graduado em Medicina Veterinária Legal pelo Instituto Qualittas Curitiba (2019). Atualmente é professor da Faculdade Arnaldo e Centro Universitário Uni-BH no curso de medicina e medicina veterinária nas áreas de imunopatologia animal, patologia animal e medicina veterinária investigativa e resgate e socorrismo animal. Tem experiência na área imunopatologia veterinária, anatomia patológica, necropsias de pequenos e grandes animais, silvestres em necropsias forenses. É vice-presidente da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS ANCLIVEPA Minas Gerais e Diretor da SOCIEDADE MINEIRA DE MEDICINA VETERINÁRIA. Membro da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMVMG. Sócio-proprietário da VetForum Consultorias em Medicina Veterinária Legal. Diretor Chefe do Hospital Público Veterinário e do Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte Minas Gerais. É coordenador do Grupo de Resgate Animal Uni-BH atuando como médico veterinário, brigadista profissional em sentido amplo e bombeiro civil e socorro técnico em alturas, espaço confinado e em desastres naturais. Autor do livro Manual Técnico de Socorrismo e Resgate Animal

Lucas Galdioli

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2018), com graduação sanduíche na Universidade de Buenos Aires na Argentina (PROGRAMA MARCA MERCOSUL [MM] - 2016). Residência Multiprofissional em Medicina Veterinária do Coletivo pela Universidade Federal do Paraná (2021). Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2022). Doutorando da mesma universidade na linha de pesquisa de Medicina de Abrigos. É membro da diretoria do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC). É Gerente de Veganismo e Cogerente do Programa de Voluntariado do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária do Coletivo, Medicina de Abrigos, Saúde Única e Saúde Pública.

Pierre Barnabé Escodro

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná-Curitiba-PR , com conclusão em 1997. Em 2001 concluiu Especialização em Cirurgia e Anestesiologia de Grandes Animais na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMVZ-UNESP) . Especialista em Acupuntura Veterinária pela Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária e Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2016. Mestrado em Medicina Veterinária na Área de Clínica Cirúrgica Veterinária pela FMVZ-UNESP(2004).É doutor em Ciências na área de Biotecnologia pelo Programa de Pós -Graduação do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) .De 2001 a 2008 atuou como Diretor Clínico da VETPOLO Consultoria Veterinária, Pesquisa e Saúde Ltda, em Indaiatuba- SP. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, onde é Lider do GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM EQUÍDEOS E SAÚDE INTEGRATIVA (GRUPEQUI-UFAL).Orientador no Curso de Mestrado em Ciência Animal -UFAL e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de tecnologia para inovação em rede nacional ( profnit.org.br), ponto focal UFAL. Atualmente é Pesquisador Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nível 2 no CNPq.

Oswaldo Santos Baquero

Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP), onde dedica boa parte do meu trabalho à Saúde Única em Periferias (SUP), um campo emergente relativo à promoção decolonial de vivências, entendimentos e transformações da saúde de coletivos multiespécies marginalizados. A práxis da SUP envolve ações informadas pelo conhecimento sobre os efeitos patológicos da marginalização, e a construção de conhecimento a partir de ações contra a marginalização. Coordeno a Rede SUP, da qual é possível saber mais em: www.saudeunicaemperiferias.com. Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) estou vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) e ao Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística (LEB). No Instituto de Estudos Avançados (IEA) o vínculo é com o Grupo de Pesquisa das Periferias (nPeriferias-IEA-USP). Tenho formação em medicina veterinária (Universidad Nacional de Colombia), epidemiologia (USP), saúde pública (USP) e ciência de dados (Johns Hopkins University). Trabalho com teorias decoloniais, biopolítica, ecologia política e ciências, numa perspectiva multiespécie.

Laelia Reginae do Monte Pessoa Felix

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Mestre em Produção Animal pela Universidade Federal da Paraíba, na área de Análise de Produtos de Origem Animal (2017). Sanitarista, com Residência em Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária, na área de Saúde Pública, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, tendo como Campo de Prática a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Recife-PE (2020), mestranda em Biociência animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, na área de Saúde Única. Supervisora Geral da Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário IV, na Prefeitura da Cidade do Recife.

Vicente de Paula Ataide Junior

Pós-doutor de Direito Animal pela UFBA. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela UFPR. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR (Mestrado e Doutorado). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB. Coordenador do Programa de Direito Animal da UFPR. Líder do Núcleo de Pesquisas em Direito Animal do PPGD-UFPR (ZOOPOLIS). Coordenador do Curso de Especialização em Direito Animal da UNINTER/ESMAFE-PR. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Juiz Federal em Curitiba.

Néstor A. Calderón M.

Médico Veterinário Colombiano recebido na Universidade La Salle, com estudos de pós-graduação em Medicina, Cirurgia e Zootecnia de Cães e Gatos (UNAM – México), Etologia Clínica Veterinária e Bem- estar Animal (UDCA – Colômbia), Bem-estar Animal (CEI - Inglaterra), Especialização e Mestrado em Bioética (U. El Bosque – Colômbia).
Estudos de pós-graduação em Medicina Complementar e Terapias Alternativas: Terapia Floral - BIEP, Medicina Tradicional Chinesa - IBC, Medicina Homeopática - AMHA, Homeopatia Veterinária - FICH, Acupuntura Veterinária – AAA, IVAS e UN, Aurículo-medicina e Bioenergética – AMIBIO, Sintergética e Mãos para sanar – AIS.
Trabalho como Veterinário clínico na área de comportamento e bem-estar animal; docente universitário na graduação e pós-graduação; palestrante e consultor internacional nas aéreas de etologia aplicada, bioética, bem-estar animal, medicina complementar/integrativa e medicina do coletivo (shelter medicine) em: Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Equador, Chile, Costa Rica, Colômbia, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Atualmente sou membro do IMVC no Brasil; da Comissão Diretiva da Associação Veterinária Latino-americana de Zoo-psiquiatria – AVLZ; Membro Honorário da Associação de Médicos Veterinários Holísticos e Integrativos da Colômbia - AMVHIC

Laiza Bonela Gomes

Médica Veterinária
Doutora em Ciência Animal - Epidemiologia (UFMG)
Pós-graduada em Medicina Veterinária Legal (QUALITTAS)
Coordenadora Científica do IMVC/ITEC
Professora titular FAMINAS-BH
Membro da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal (CRMV/MG)
Presidente da Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CFMV)

Michele Brugnerotto

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2010). Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências Veterinárias da UFPR com o tema de Abandono de animais domésticos. Atualmente é médica-veterinária da 2ª Regional Metropolitana de Saúde do Paraná (SESA/PR). Tem especialização na área de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (2014) e Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental (2018) pela UFRJ.

Rosangela Ribeiro Gebara

Médica Veterinária - CRMV-SP - 9264
Médica Veterinária graduada pela Faculdade de Med. Veterinária da USP (FMVZ-USP) em 1996, atuou como clínica de cães e gatos e foi professora das disciplinas de Clínica Médica e Bem-Estar Animal.
É Especialista em Bem-Estar Animal pelo Cambridge e-Learning Institute (2007) e Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009).
É Mestre em ciências veterinárias pela FMVZ-USP (2015) e membro das comissões de ética ao uso de animais (CEUA) da UNIFESP e da FMU.
É membro da Comissão de Bem-estar animal do CRMV-SP desde 2017 e membro da Comissão de Bem-estar animal do Conselho Federal de Med. Veterinária (COBEA - CFMV) desde 2018.
Trabalhou como Gerente de Programas Veterinários na ONG Internacional - Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) de 2010 a 2021 atuando com programas de manejo de populações de cães e gatos e manejo de animais em desastres.
Atualmente é Gerente de Projetos da ONG Ampara Animal, coordenando os projetos relacionados aos cães e gatos e sócia -, fundadora da plataforma de educação veterinária - Vetsapiens. 

Ana Liz Ferreira Bastos

Graduada em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutora em Ciência Animal pela mesma universidade. Possui pós-doutorado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é conselheira titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e membro da Comissão de Saúde Única e Medicina Veterinária do Coletivo, do mesmo conselho. É vice Coordenadora Executiva do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, consultora em manejo populacional de cães e gatos e perita da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (CEDA), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Danielle Ferreira de Magalhães Soares

Médica Veterinária, Professora na Escola de Veterinária da UFMG, área de Saúde Pública, Epidemiologia e Planejamento em Saúde. Membro da Comissão de Saúde Única do CRMV-MG, na Comissão de Enfrentamento da Esporotricose Zoonótica e do GT de Atenção as pessoas em situação de Acumulação de Animais. Membro do Grupo de Trabalho de Animais domésticos do Ministério Público de Minas Gerais.

Perla Poltronieri

Ativista da causa animal. Graduada em marketing pela UNINOVE, pós graduada em administração pela UNINOVE, participante de coletivos para elaboração de projetos de lei para o estado de SP, fundadora e presidente da OSC Catland Adoção de Gatinhos.

Paulo César Maiorka

Médico Veterinário, Advogado, Doutor em Patologia Experimental e Comparada pela USP, pós doutorado na OMS - França. Atua na área de patologia diagnóstica e forense.

REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

APOIO:

EnglishPortugueseSpanish